Skip links
Foto/Reprodução Canva

4 dicas para alcançar a felicidade no ambiente de trabalho

Há um ditado que diz: “Trabalhe com o que gosta e você não trabalhará um dia.

Em parte, essa frase faz muito sentido por nos levar a crer que há uma forma de ser feliz exercendo nosso trabalho. Quando gostamos do que fazemos, os resultados parecem chegar mais rápido, nossos esforços não parecem tão sacrificantes, as horas passam voando e até as nossas atitudes são mais empenhosas e enérgicas.

Agora, troque por um cenário onde estamos completamente insatisfeitos com o que fazemos. Com certeza o dia parecerá ter 72h, o corpo fica mais cansado e estressado, o ambiente fica pesado, nada parece evoluir ou dar certo.

Foto/Reprodução Canva

E é este um dos principais fatores de turnover em empresas, bem como o que contribui para a falta de produtividade e eficiência dos funcionários.

São esses acontecimentos que fazem os líderes investirem cada vez mais em criar um ambiente motivacional para que o trabalho possa ser exercido da melhor forma. Essa é uma das estratégias mais rápidas e eficazes para se driblar a improdutividade e insatisfação das equipes.

Foto/Reprodução Canva

Para te ajudar, nós temos algumas dicas:

- A felicidade no ambiente de trabalho existe

Não é natural ficar desmotivado a todo o tempo para realizar suas tarefas e contar as horas para ir embora.
Acontece que mesmo que exista a felicidade no ambiente de trabalho, não é fácil assim alcançá-la, pois há vários fatores, que podem mudar de uma pessoa para outra.

Um desses fatores considerados mais importantes é como o líder pode auxiliar nesta conquista, cabe a ele saber a personalidade de seus colaboradores, responsabilizar-se primeiro por maus resultados e motivar da forma certa cada membro de sua equipe.

- Sua formação é diferente de seu trabalho

Você pode ter se formado em contabilidade, com notas excelentes e com honras dos professores, mas hoje ser um excelente vendedor de bolo no pote.

A dedicação é o que faz de você um excelente profissional, e esta é necessária para que você consiga crescer e se destacar.

E a consequência disso será a sua felicidade e realização no trabalho, o que não depende de sua formação acadêmica, e sim da sua competência e empenho em fazer dar certo.

- O tal do home office

Apesar de ser uma novidade aqui no Brasil, a cultura do home office foi muito bem aceita e ganhou rapidamente muitos adeptos. Cada vez mais as empresas entenderam os benefícios de ter como opção trabalhar de casa, seja de forma fixa ou alternada entre o escritório.

Especialmente quando olhamos para a realidade do trânsito no Brasil, isso é um enorme ponto positivo quando se é adepto, pois o colaborador poderá usar das horas que gastaria se deslocando até o trabalho, por exemplo, para fazer outras atividades, até mesmo próprias do trabalho, sem o peso das horas a mais que seriam gastas no trânsito.

Mas é necessária uma atenção especial do gestor da equipe quando escolhe trabalhar dessa forma, pois com a comodidade do home office, traz consigo muitos desafios. Cuidados com a organização e o envolvimento do colaborador são importantes para se manter a produtividade e os resultados, visto que podem se tornar irregulares nessas ocasiões.

Com o devido planejamento, esta é uma excelente solução para ajudar a equipe a se tornar mais eficiente e satisfeita no trabalho, e até mesmo adotada por grandes empresas como a Amazon, Dell e Apple.

- A psicologia positiva aplicada

A psicologia positiva nos ajuda a direcionar a mente na conquista da felicidade e maior bem-estar no nosso dia a dia. É justo que o trabalho, que ocupa mais de 70% do nosso dia, seja englobado nisso.

Para isso, não quer dizer que devemos ignorar os sentimentos ruins e possíveis condições de saúde que afetem negativamente o trabalho, mas sim, ter uma mudança de perspectiva no olhar das coisas e achar um caminho de relações e rotinas mais saudáveis.

É claro que não dá para tudo ser legal e entretenimento em um trabalho. Mas é a função de um gestor se preocupar com a saúde e a produtividade de seu colaborador. E isso envolve deixar o clima mais leve.

Atitudes como criar metas e desafios alcançáveis, aumentar o engajamento dos colaboradores, ou tentar transformar o dia a dia em algo divertido, podem ajudar a tornar o ambiente mais agradável e eliminar pensamentos ruins e atitudes depressivas que impactam na produtividade e desempenho da equipe. Cabe a ele trazer uma atitude propositiva. Se ver algo errado, falar e propor uma solução. Se sentir que alguém está desmotivado, dar a mão e ajudar a pessoa a se levantar.

Foto/Reprodução Canva

Por fim, A importância da felicidade no trabalho é enorme e a tarefa é dividida entre todos que dividem o escritório e estão empregados na mesma empresa.

Se a cultura da organização não existir ou não se preocupar com isso, é muito mais provável que a eficiência, alegria de trabalhar e a produtividade sofram.

Assinatura Dani
/* */