Skip links

Como melhorar a comunicação com meus funcionários?

A comunicação é uma habilidade que pode ser desenvolvida! Muitas vezes o gestor tem dificuldade de se comunicar com seus colaboradores. Como devo fazer uma crítica? Como delego tarefas?

Mesmo sendo uma atitude simples, requer reconhecimento de si e de suas limitações, para que se consiga superar estas dificuldades e conduzir a liderança de forma mais leve e descomplicada.

Trazemos aqui algumas atitudes que poderão facilitar este processo:

1. Cultura do Feedback

Assim como saber exatamente o que dizer na hora de dar o feedback aos colaboradores, é importante ouvir o que os funcionários têm a dizer. Ao contrário do que pensam, esse momento não é só para críticas e apontamento de erros, mas sim uma oportunidade de uma conversa franca e sincera, que auxiliará no bom relacionamento de ambos.

2. Conhecimento profundo e individual dos colaboradores

Como cada pessoa é única, igualmente será cada funcionário, mesmo que a equipe inteira tenha a mesma função. É preciso enxergar e usar as particularidades de cada um também no âmbito da comunicação, pois deste modo facilitará tanto o entendimento de quem ouve quanto o direcionamento de quem fala.

3. Técnicas que facilitam o entendimento

Importante também sempre inovar e descobrir de que maneira você será melhor compreendido por sua equipe, quando se trata de passar informações importantes e que precisam de atenção, para que sejam evitados conflitos e maus entendimentos por causa de más expressões.

4. Perceba as diferenças

Todas as pessoas têm suas diferenças e por isso é muito importante estar atento a elas! Se você quer compreender melhor o seu liderado, você precisa conhecer ele. Entender como ele se comunica, quais são seus sonhos, quais são seus medos… etc. 

5. Escuta ativa

Observe atentamente quando estiver em uma conversa, seja entre uma ou mais de uma pessoa, seus gestos, expressões faciais e entrelinhas. Muitas vezes ouvimos, mas não compreendemos claramente a mensagem. Pratique estar 100% focado e verá os frutos.

Leave a comment

/* */