Como o employer branding pode ajudar a sua empresa a reter funcionários
Employer branding, em tradução livre, significa “marca do empregador” e dentro do ambiente corporativo se define como uma estratégia que visa a construção e manutenção da imagem da empresa para seus colaboradores.
Mas porque é tão importante se ter um processo de employer branding bem implantado dentro da cultura da empresa?
Confira nesta leitura o porquê e o quanto fará a diferença se a sua empresa estiver bem alinhada neste caminho.
Qual a importância de se ter um employer branding?
Entender essa questão ajudará a perceber o quão valioso é quando a cultura da empresa está bem entendida e implantada.
Os funcionários que vestem a camisa se identificam com os valores que a instituição possuí e consequentemente farão suas tarefas com mais empenho, para que possam atingir seus objetivos finais com mais qualidade.
Colaboradores mais engajados trarão melhores resultados, e permanecerão por mais tempo, pois será vantajoso a eles permanecer com a empresa, isso reduzirá custos nos processos de recrutamento e seleção e turnover.
Ter pessoas engajadas a difundir a sua cultura será muito bom para os negócios, fará com que sua companhia se destaque das demais no mercado.
E quanto melhor a sua imagem, mais fácil ficarão as negociações, será mais bem vista por fornecedores e prestadores de serviço.
Por onde começar?
Já se sabe o quão importante é ter funcionários engajados e que se identifiquem com a cultura da empresa, mas como se dá o processo até este resultado?
É preciso que o processo de employer branding seja orientado a partir dos pilares estratégicos da empresa, pela sua cultura, missão, visão e valores que trabalhem em prol de sua diferenciação.
3 passos para um employer branding de sucesso
Trate os funcionários como clientes
Aqui estarão as pessoas mais importantes para que o negócio funcione e são elas quem devem ser valorizadas. Obviamente, seria ótimo ter condições de dar alto suporte e remuneração a todos que fazem parte do quadro, mas o início pode ser priorizar aqueles que desempenham funções estratégicas para o bom funcionamento do negócio.
Trabalhe o engajamento
Uma característica importante do employer branding é a preocupação com o engajamento dos colaboradores. A empresa deve propor desafios e envolvê-los em projetos, mantendo-os a par do que acontece na empresa.
Para desenvolver um envolvimento com o trabalho, o profissional tem de saber que não é apenas um número, mas sim alguém importante que contribui de maneira significativa para que a organização alcance suas metas, e isto pode ser dado propondo um plano de carreira atrativo.
Envolva a liderança
Um bom líder será responsável pelo sucesso do employer branding. Ele será responsável principalmente pela permanência dos funcionários na empresa por mais tempo.
É importante ter líderes que saibam agira de forma motivacional, que sejam capazes de inspirar a sua equipe, e não apenas deem ordens e assumam uma postura autoritária.
O modelo atual de liderança é realizado de maneira horizontal, levando os profissionais a participarem do processo. Institua esse novo perfil de comportamento na empresa e envolva todos os que assumem um cargo de diretoria ou coordenação de equipe, você verá que fará a diferença e os resultados serão muito melhores.