Skip links

Saúde mental no trabalho: 7 iniciativas para promover

A saúde mental no trabalho é um assunto, que está crescendo muito, principalmente, depois da pandemia. Isso acontece por conta do alto impacto que esse fator gera na vida de trabalho de um funcionário.

Queda na produtividade, desengajamento, falta de energia para praticar as atividades cotidianas, perda de memória, isso são apenas alguns dos problemas que transtornos mentais podem gerar na rotina de trabalho de um indivíduo. Sendo o maior risco o do trabalhador fazer algo contra a sua própria vida.

Ultimamente, temos um agravante porque além do seu alto impacto, o número de casos de pessoas precisando de ajuda aumentou muito!

Assim, uma empresa estar atenta em como ela pode prevenir e melhorar a saúde mental dos seus colaboradores é quase uma obrigação para fomentar um ambiente de trabalho produtivo e saudável.

Pra isso nós separamos algumas dicas pra te ajudar nisso, vem comigo!

Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)

Já ouviu falar em QVT? Se eu não estou bem eu não consigo desempenhar o meu melhor trabalho, certo? O Programa de Qualidade de Vida visa criar um ambiente de trabalho favorável para as pessoas alcançarem elevados níveis de produtividade, qualidade, motivação e satisfação pessoal.

Antes de mais nada, o primeiro passo é identificar os aspectos que precisam ser melhorados na vida dos trabalhadores da sua empresa para depois criar ações para resolvê-los. Você deve identificar os diferentes aspectos como: saúde física, estado psicológico, crenças pessoais, relações sociais e relações com o ambiente. Geralmente a identificação é feita através de uma pesquisa onde os colaboradores devem responder perguntas pessoais.

Depois de identificar os aspectos, você vai agir! Criar um plano de ações para combater os principais problemas identificados. 

Pesquisa de Clima

Outra ferramenta importante para conservar a saúde mental no trabalho e a  e a qualidade de vida dos seus funcionários é a Pesquisa de Clima. A Pesquisa de Clima é ponto chave para a estratégia das empresas, e por isso deve ser sempre realizada.

Ela vai te ajudar a identificar como está a satisfação dos funcionários com a empresa, e assim deixar o ambiente de trabalho mais agradável para todos!

Dessa forma, verificar como anda o relacionamento dos funcionários com a sua equipe de trabalho, o relacionamento com seus líderes, qualidade dos equipamentos de trabalho, o grau de satisfação com o escopo de trabalho, a identificação com a cultura da empresa e a adequação do salário e benefícios.

Ações de Endomarketing

Ter um endomarketing é uma forma de criar uma conexão entre a sua empresa e seus colaboradores. Você pode criar um plano anual e mensal para atingir as metas da empresa, motivar os colaboradores e dar apoio a gestão, deixando assim o ambiente de trabalho mais leve e proveitoso.

Existem muitas possibilidades aqui assim como: estimular a cultura da empresa, datas comemorativas, ações para melhorar o clima do ambiente, aniversários, ações para melhorar a gestão, saúde etc.

Por exemplo: para estimular a cultura da empresa é mandar e-mails com os valores da sua empresa 1 vez por mês, explicando o que é aquele valor e como ele é importante para manter a sua empresa funcionando bem. Assim, ele vai entender o propósito de seguir aquele valor e entender mais a empresa que ele está inserido. 

Dinâmicas em grupo e eventos

Criar encontros para que os funcionários se conheçam melhor e fortaleçam a relação com a equipe. Não precisa ser nada muito grandioso, e nem algo que tome muito tempo. O importante é ter a intenção, seja desde uma dinâmica de alguns minutos para relaxar durante a jornada de trabalho até cafés da manhã para reunir todos mensalmente.

Práticas de equilíbrio para a mente e o corpo

Ginástica laboral, práticas de meditação em grupo, psicóloga disponível na empresa para conversar, sessões de massagem 1 vez no mês. Esses são alguns exemplos de como você pode aplicar práticas de equilíbrio da mente e do corpo. Basta ver o faz sentido para o seu orçamento e que também se adeque a agenda de trabalho dos seus funcionários.

Palestras sobre saúde mental

Existem muitos temas dentro da saúde mental que podem ser abordados, como transtornos mentais, felicidade, doenças do trabalho, condições de vida que geram danos à saúde mental, situações de estresse, problemas da pandemia e a importância de procurar ajuda.

Por exemplo, ter uma palestra de saúde mental pelo menos 1 vez no ano na sua empresa vai gerar um impacto positivo nos seus funcionários e estimular o debate sobre o tema no dia a dia.

Conversar com seu colaborador

Por último, o mais simples, porém eficaz, conversar com o seu colaborador pra saber se está tudo bem, se ele precisa de alguma ajuda e oferecer apoio emocional. Às vezes uma simples conversa pode resolver um grande problema. Além disso, desabafar de um assunto que está te incomodando com alguém pode ajudar o seu funcionário a focar mais no que ele tem que fazer no dia.

A principal dica para melhorar a saúde mental dos seus funcionários é ser HUMANO! Afinal, a qualidade de vida e o trabalho devem caminhar juntos, e se você conseguir ler o seu funcionário e entender o ele precisa, você vai aumentar ainda mais a qualidade dos seus serviços.

Investir na saúde e bem-estar do seu funcionário a princípio pode parecer algo caro, e que precisa de muito planejamento, porém com o tempo você vai descobrir que isso vai trazer muitos benefícios para a sua empresa.

Investir em saúde e bem-estar é o futuro das empresas. Cada vez mais as pessoas estão procurando empregos que equilibrem a vida pessoal com a profissional e as empresas que estimulam essa área estarão acima da média.

Quer ser uma empresa acima da média? Confere mais dicas de RH por aqui no Blog da Foxtime

Até a próxima 😊

Leave a comment