Skip links

Transacional x Transformacional: o RH ocupando seu lugar na estratégia da empresa

Frequentemente as funções de RH são apenas valorizadas no nível administrativo mais básico. Essa perspectiva é resultado de um RH que gasta a maioria de seus recursos, esforços e tempo em atividades transacionais. Essas atividades incluem administração de benefícios, arquivo de documentos, cumprimento de burocracia trabalhista e serviços aos empregados. 

Pesquisas mostram que 75% dos recursos e tempo do RH são gastos nessas atividades. Enquanto importantes, essas atividades não contribuem para a estratégia. A estratégia permite que as atividades tradicionais de RH subam de nível para um RH transformacional e com impacto de longo prazo.

Atividades tradicionais do RH como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, gerenciamento de performance, cargos e salários, tudo isso é muito importante, mas não é suficiente. A chave de tudo é como cada uma dessas coisas é implantada e, então, o transformacional aparece.

E como ter um RH estratégico? 

Tendo uma estratégia empresarial clara. Uma estratégia de RH depende da estratégia de negócios da empresa. Se a empresa está agressivamente tentando entrar em um novo mercado, as atividades estratégicas e operacionais serão diferentes de uma empresa que está enfrentando competição e perdendo fatia de mercado.

E assim como a estratégia de negócio dessas duas empresas é diferente, a estratégia de RH de cada uma delas precisa ser diferente para atender as necessidades específicas. Capitche?

Não sabe como fazer um RH estratégico? Aqui na Foxtime Backoffice Outsourcing a gente te ajuda 😉

 

    /* */