Skip links

O que fazer quando o feedback para o candidato é negativo?

O momento do feedback negativo para um candidato em um processo de recrutamento e seleção é sempre delicado e fazê-lo, de forma humana e respeitosa, é essencial para manter uma boa reputação da empresa e proporcionar uma experiência positiva ao candidato, mesmo que ele não tenha sido selecionado.  

Por isso: 

1. Dê o feedback o mais rápido possível após a decisão, mostrando respeito pelo tempo do candidato e reconhecendo o seu esforço em passar pelo processo. 

2. Explique a decisão de forma clara, mencionando aspectos específicos que influenciaram a escolha, dentro das suas possibilidades. Evite generalizações vagas. 

3. Elogie antes de criticar. Comece destacando os pontos fortes do candidato, reconhecendo seus esforços e habilidades. 

4. Deixe claro que o feedback não é o fim do relacionamento. Mencione que a empresa valoriza o interesse do candidato e que ele é encorajado a se candidatar a futuras vagas. 

5. Dê sugestões específicas sobre como o candidato pode melhorar para futuras oportunidades. Isso pode incluir habilidades que precisam ser desenvolvidas ou áreas de experiência que poderiam ser fortalecidas. 

7. Ofereça-se para discutir o feedback em mais detalhes, caso o candidato deseje. Isso mostra que você está aberto ao diálogo e valoriza a transparência. 

Dessa forma, você garante que o candidato receba o feedback de forma clara, respeitosa e construtiva, contribuindo para uma experiência positiva, mesmo não sendo selecionado. 

/* */