Skip links

Por que meu rh não sobe o nível?

Administrar os recursos humanos (rh) não é um trabalho fácil. É preciso estar atento às rotinas diárias do departamento pessoal, contratar novas pessoas e fazer a integração delas, realizar treinamentos, fornecer suporte diário aos colaboradores, elaborar estratégias e integrar ações de marketing interno. Ufa! Realmente, não é uma tarefa nada fácil…

Para isso é preciso ter muita estratégia e planejamento para dar conta de uma rotina tão pesada. Infelizmente, essa rotina tão trabalhosa dos gestores de RH acaba afundando (sem querer) o próprio departamento. 

Por que?

De acordo com uma pesquisa Strategic human resource management: Building human capital and organizational capacity da Cornell University, a maioria dos departamentos de recursos humanos das empresas passam a maior parte do seu tempo realizando atividades de nível administrativo mais básico. Isso significa que, as pessoas concentram a maioria dos seus recursos, esforços e tempo em atividades transacionais.

Essas atividades incluem administração de benefícios, arquivamento de documentos, cumprimento de burocracia trabalhista e serviços aos empregados.

A pesquisa aponta que a maioria dos departamentos de rh investem entre 65% e 75% dos recursos e tempo nessas atividades. Isso acaba sendo muito negativo porque falta tempo e recursos suficientes para focar, no que realmente importa. Ainda mais, se for levado em conta uma equipe de rh reduzida, aí a chance de crescer e melhorar o nível do departamento está cada vez mais distante!

Como subir o nível do meu rh?

A resposta é: estratégia! Criar uma estratégia capaz de transformar seu rh e gerar impactos de longo prazo. Criar uma estratégia para o seu rh vai ajudar você a se concentrar no que é mais importante para sua empresa.

Como ter um rh estratégico?

1. Entenda os problemas da sua empresa​

O primeiro passo é entender onde a sua empresa está atualmente. Nesse momento é importante ponderar alguns questionamentos:

Quais são os problemas da sua organização?

Como está o clima do ambiente?

Como estão os resultados financeiros?

Para depois disso, você entrar em “Como podemos resolver os problemas acima”.

É claro, que toda organização possui problemas, mas você compreender de uma forma 360° o seu negócio, sem colocar barreiras e limites da sua gestão, você pode ser mais assertivo nos seus resultados do departamento. E desta forma, elevar o nível do seu rh!

2. Crie um planejamento para seu rh e execute

Um planejamento para resolver os problemas é tudo que você precisa para transformar o seu setor. Mas, ele deve ser feito de uma forma cautelosa!

Todo planejamento é composto por estratégias/ações. Mas, toda ação deve ter um PROPÓSITO. Afinal, nada adianta criar a solução perfeita que não faça sentindo para você no dia a dia.

Para definir as estratégias do seu plano, você precisa ter em mente o que você quer solucionar e como você pode aplicar isso no seu dia a dia. Sempre lembrando que, às vezes o planejamento sai diferente na execução.

Lembre-se que planejamento é também teste! Nem toda a “receita de bolo” funciona pra toda a empresa porque cada empresa tem sua forma única de ser e que não se repete. Por isso, nem tudo que funciona na mídia pode dar certo para você.

3. Acompanhe as métricas

Tão importante quanto o planejamento é acompanhar as métricas do seu plano. Ou seja, o resultado daquilo que você criou. Desta forma, você vai saber se a estratégia que você desenvolveu realmente é efetiva, para você e sua equipe de trabalho poderem concentrar suas energias nisso.

E claro, também saber a hora certa de parar e aceitar se aquilo não deu certo ou não já não está mais fazendo sentido no momento. É natural as coisas precisarem de ajustes e você deve estar atento as mudanças necessárias.

Já está pronto para elevar o nível do seu rh agora?

Gostou do conteúdo? Segue a gente nas redes sociais @foxtimegroup para não perder nossos conteúdos e aproveita pra se inscrever na Newsletter e ter acesso a um CONTEÚDO EXCLUSIVO!

Leave a comment