Skip links

A empresa montanha-russa

Provavelmente você que está lendo esse blog já deve ter algum dia na vida andado em uma montanha russa, certo? E qual é a sensação? Muitas pessoas AMAM a sensação de frio na barriga e adrenalina de estar nesse brinquedo…enquanto outras pessoas detestam! Na verdade, andar de montanha russa pode ser legal quando se está passando um dia no parque de diversões. Contudo, estar em uma empresa montanha russa pode ser bastante desgastante no dia a dia. Vou te explicar o porquê. 

O que é a Empresa Montanha Russa?

É uma empresa que vive de altos e baixos possui essas seguintes características:

– Funcionários improdutivos

– Falta de segurança no time

– Tem dificuldade em bater metas

– Não tem foco estratégico, foca mais nas tarefas administrativas

– Não consegue crescer

– Alto turnover

– Funcionários vivem cansados

– Falta de processos internos

– Funcionários não se sentem parte da empresa

– Resultados insatisfatórios

Esse tipo de empresa está sempre instável e não consegue crescer e elevar o seu nível. Ou seja, a empresa montanha-russa nunca vai conseguir ser uma empresa acima da média no mercado. De antemão, isso acontece porque essa empresa está tão preocupada em se manter ativa no mercado e em gerir as quedas, que não tem tempo hábil para focar no seu plano de crescimento. Enquanto isso, ela deixa de lado a parte estratégica e aí que está o problema.

Como sair do looping?

Para sair desse looping, você vai precisar ter um planejamento. Primeiramente, depois de descobrir que a sua empresa é uma montanha-russa é identificar os problemas que ela está passando. Para isso, você pode realizar um mapeamento inicial.

No mapeamento você vai tentar encontrar os problemas da sua empresa e o motivo desses problemas estarem acontecendo. Por exemplo, se você está tendo um nível de turnover alto. Isso pode acontecer por conta do processo de recrutamento e seleção mal realizados. Por que 80% dos casos de turnover estão associados a um problema de fit cultural com a empresa. Além disso, também pode estar associado a outros problemas.

Ou seja, é importante entender esse problema para que posteriormente você possa descobrir uma solução para resolvê-lo.

Depois de identificar os erros e as possíveis causas, é hora de partir para a ação! Nesse momento, é hora de traçar um plano estratégico para combater os problemas que a sua empresa está enfrentando.

Depois, você deve desenvolver ações práticas que possam ser incluídas no dia a dia dos setores e do rh da sua empresa. Para isso, algumas alterações podem ser feitas nas seguintes estruturas da empresa:

Autoria Própria

Por último, você deve se atentar em acompanhar o desenvolvimento das ações e avaliar periodicamente os resultados. Afinal, não existe mudança sem acompanhamento. Toda ação deve seguir com um monitoramento.

Realizar uma mudança na estrutura de uma empresa não é um processo fácil porém este processo irá melhorar os resultados da organização como um todo. Afinal, é um momento de crescimento que vai fazer com que a sua empresa fique acima da média no mercado e no futuro possa atingir as metas e objetivos que você sonha.

Está precisando de uma ajudinha em como você pode fazer essa transformação? A gente te ajuda! Entre em contato com a gente e marcamos um bate papo sem compromisso.

/* */