Skip links
Foto/Reprodução Canva

O que não pode faltar na sua empresa em 2023

Acabou o carnaval, e o ano começa verdadeiramente agora. Esse é o melhor momento para reavaliar o planejamento da sua empresa para 2023.  

Fazer um balanço de 2022, estabelecer novas metas e objetivos para seu negócio e identificar os pontos de melhoria são alguns processos que levarão seu negócio a crescer neste ano. 

É importante que se tenha objetivos claros e definidos, porque, se você não tem muita certeza ou não sabe para onde ir, qualquer caminho servirá e mais tempo ainda será perdido em projetos e atividade que não estão alinhados ao seu foco estratégico. 

Ou seja, sua empresa seguirá um foco pelo qual não impactará positivamente no seu negócio, pois não estará alinhado aos objetivos e metas pré-estabelecidos.  

Portanto, queremos te ajudar pontuando alguns objetivos que não podem faltar no seu planejamento para que seu negócio cresça e se destaque nesse ano de 2023: 

Foto/Reprodução Canva

1 – O foco é e sempre será o consumidor

Hoje, faz parte de um bom plano de negócios o conhecimento profundo dos hábitos e atitudes do nosso cliente em potencial.  

O consumidor do século 20 é o usuário do século 21. As ofertas que você tem para gerar uma relação mais nobre com esse indivíduo estão além de simplesmente fazer uma transação comercial com ele. 

As brechas de não consumo são tão importantes para um negócio atualmente quanto as de consumo, pois são nelas que as marcas conseguem construir pontes de relacionamento e engajamento para além da transação. 

A expectativa da sociedade de consumo de hoje é a de que as ofertas emocionais e relacionais aumentem na mesma proporção de que as ofertas tangíveis de produtos e serviços. 

Foto/Reprodução Canva

2 – O mundo dos negócios é físico e digital

Percebemos que o mundo digital cresceu 10 anos em 2 com a pandemia. E isso fez com que os clientes estivessem também cada vez mais neste meio.  

A perspectiva fundamental dos consumidores de produtos e serviços é ser bem servido a partir de um elemento-chave: a conveniência. 

Então se questione: Em 2023, qual o ponto chave de conveniência na entrega do seu negócio (físico ou digital)? Lembre-se de que ele deve estar alinhado sempre com a oferta de negócio, seja ela online ou offline. 

Foto/Reprodução Canva

3 – Inovação não é só sobre tecnologia

De que adianta tecnologia, se a equipe não sabe o porquê usar e onde usar para gerar crescimento? Estar “por dentro” sem ter um conhecimento básico de como utilizar em favor de seu negócio pode ser mais prejudicial do que benéfico.  

Sendo assim, apenas o investimento em novas tecnologias não representa uma inovação propriamente dita. É necessário incentivar uma mudança na cultura da empresa. A inovação deve ser implementada com propósito, estratégia e um mindset de renovação e aperfeiçoamento.  

A inovação não é somente inovar, é repensar a metodologia de negócios utilizada e alinhá-la a uma estratégia para que sejam alcançados os objetivos pré-estabelecidos.  

Foto/Reprodução Canva

4 – Defina metas coerentes com seus objetivos

Além de estabelecer objetivos a curto e longo prazo, é preciso definir, de forma clara, quais setores estarão envolvidos no cumprimento de cada um deles.  

No começo do ano, reúna a equipe e exponha as necessidades e ações a serem tomadas.  

Assim, o gestor poderá acompanhar processos e resultados, aplicando ajustes mais eficientes, além de unir todos em torno do projeto.  

DICA EXTRA: Mantenha-se atualizado sobre os principais assuntos do seu mercado de atuação. Assim, você fica por dentro do que é tendência, antecipando as necessidades e desejos do seu cliente ou encontrando pontos de melhoria dentro da sua operação. 

Esperamos que com essas dicas você consiga realizar um bom e estratégico planejamento para que 2023 possa ser O ANO da sua empresa e de seus negócios! Conte com a gente.

    /* */